A Secretária de Relações de Gênero e Etnia do SINTEP, Laurecy Penaforte, repudia as atitudes racistas e violentas advindas de uma professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em que ofende duas professoras da mesma instituição em áudios vazados.
Laurecy Penaforte comenta que as ofensas perversas da professora Francinete Fernandes merecem repúdio, sendo taxadas como desrespeito à democracia e aos direitos humanos.
“Como alguém intelectual e educadora, destrata e utiliza todo o seu ódio, preconceito e opressão contra as outras mulheres? O meu repúdio a todo tipo de agressão, violência e discriminações contra as mulheres e a todo tipo de atitudes discriminatórias, racistas, sexistas, homofóbicas e odiosas”, disse.
Além disso, a Secretária de Relações de Gênero e Etnia, presta solidariedade às professoras Ivonilde Fonseca e Célia Regina. Ela enfatiza que o SINTEP exige punição institucional e jurídica para a agressora.
“Agressores e agressoras não passarão!”, finalizou Laurecy.
Sobre o caso:
Em áudio vazado, uma professora da UEPB é exposta fazendo comentários racistas e atacando duas docentes da mesma instituição. A agressora é Francinete Fernandes de Sousa, e leciona no curso de Pedagogia. As vítimas são as professoras Célia Regina e Ivonildes Fonseca, que foram eleitas para a reitoria da instituição. Com isso, Francinete atacou o resultado da eleição, alegando ideológico e ofendendo as vítimas como “mulheres safadas” e “nega véa podre”. Segundo informações publicadas nas redes sociais, os professores já estão se mobilizando para fazer denúncia por atitudes racistas.