Na última quarta-feira (7), a suplente da Secretaria da Juventude do SINTEP, Fernanda França, participou de mesa redonda com o tema “como construir uma educação democrática diante da intensificação do controle e da responsabilidade dos profissionais da educação?”. O SINTEP/PB representou no debate pertinente, a continuação da luta pela sociedade democrática e pela educação de qualidade. Fernanda França é professora e doutoranda em Sociologia.
A suplente da Secretaria da Juventude do SINTEP, ressaltou que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, têm o papel extremamente importante de fazer as lutas e os debates na consolidação dos direitos democráticos.
“O SINTEP não tem medido esforços no apoio aos professores que estão passando por situações de constrangimento aos seus direitos, abusos de poderes e em sua liberdade de cátedra, que vem sido golpeada por esse movimento antidemocrático de escola sem partido. A nossa escola tem partido, é a democracia. O SINTEP está nessa luta há muito tempo e nos manteremos na defesa da escola pública democrática”, disse.
Fernanda França comentou que o espaço da mesa redonda do SINTEP junto com a ADUFCG por si, já se configurou como um espaço de construção democrática. Ela ressalta que foi um debate que pensa a educação englobando as várias etapas, além de ter sido um espaço inclusivo e importante para pensar na educação no momento atual.
“Neste atual governo temos vivido constantes golpes na educação, seja na esfera nacional como na estadual, e as instituições educacionais como um todo precisam estar atentas e unidas para resistirmos a esses golpes e seguirmos na defesa da cidadania e da democracia que são os princípios norteadores da educação pública”, finalizou.