Nesta segunda-feira (5), o SINTEP participou de uma audiência com o Secretário da Educação para reivindicar e exigir o pagamento imediato, em folha extra, da bolsa desempenho dos professores que foi retirada indevidamente no mês de setembro.
Durante a audiência em João Pessoa, os profissionais de educação em diversas regionais do Estado da Paraíba participaram de uma mobilização simbólica, sem aglomerações e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para mostrar a capacidade do SINTEP e dos profissionais da educação que existe a possibilidade de lutar e conseguir vitória em prol de seus direitos.
"Apenas através da luta conseguimos os nossos direitos”, comentou Socorro Ramalho, dirigente da Regional de Campina Grande do SINTEP em ato simbólico.
Além desse tema, o SINTEP pautou novamente a necessidade da intermediação do Secretário de Educação para a realização de uma audiência com o Governador. Ele esclarece que está de acordo com a reformulação do PCCR da educação para regulamentar as duas jornadas de trabalho existentes (30 e 40 horas).
O Secretário da Educação ainda enfatizou que não é seguro o retorno das aulas presenciais no momento, ressaltando que é essencial a participação do sindicato no comitê fiscalizador dos protocolos para o retorno das atividades educacionais.
Entre outros assuntos na audiência, foi comentado sobre a integração dos psicopedagogos nos quadros efetivos do Estado, e também sobre a situação da convocação de 500 suplentes no último concurso no mês de janeiro de 2021.
Felipe Baunilha, Secretário da Juventude do SINTEP, comenta que a vitória de hoje foi fruto da mobilização de todos os trabalhadores(as) da educação juntamente com o SINTEP, através da pressão nas redes sociais e nos atos simbólicos. Ele afirma que toda a categoria será beneficiada com essa vitória, já que a licença para os tratamentos de saúde, maternidade, capacitação profissional e readaptação de função é um direito do servidor.
“Esse direito deve ser remunerado com o salário integral. Para os novos professores da categoria, foi um exemplo de como apenas a mobilização pode garantir melhores condições de trabalho e nossos direitos”, disse Felipe.
O Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Educação do Estado da Paraíba, juntamente, com os professores, obtiveram vitória e o Secretário de Educação se comprometeu em pagar os valores retirados indevidamente no mês passado para a categoria até o dia 10/10.
O SINTEP permanece acompanhando para que não haja esse tipo de problema novamente.