O SINTEP/PB emitiu nota, nesta semana, a respeito das unidades educacionais que estão descumprindo decretos estaduais relativos a isolamento social e trabalho remoto.
Segundo a nota, os profissionais da educação têm feito esforço enorme para aprender a utilizar as tecnologias de informação e comunicação para resguardar suas próprias vidas e da comunidade escolar, garantindo processo pedagógico durante o período de pandemia, fornecendo atividades remotas para os alunos.
“Nenhum docente é obrigado a comparecer à escola para atividades pedagógicas presenciais. A gestão escolar que solicitar a realização de atividades pedagógicas presenciais (como aulas, reuniões ou afins), colocando em risco a vida da comunidade escolar e da população paraibana em geral, age de maneira ilegal e deve ser responsabilizada nos meios cabíveis por tal conduta”, afirma texto da nota publicada.
As aulas presenciais do Estado da Paraíba foram suspensas segundo a aprovação de decretos estaduais nº 40.122 e 40.304, para não haver a proliferação do novo coronavírus. Entretanto, algumas escolas estão convocando os profissionais da educação para comparecer presencialmente, seja para realizar reuniões ou pegar documentos nas instituições. Por isso, a diretoria do SINTEP resolveu vir a público repudiar a atitude de alguns gestores que vêm agindo à revelia das orientações de saúde e promovendo exposição desnecessária dos profissionais ao vírus.