Os profissionais da educação tiveram mais uma vitória com o anúncio divulgado sobre a convocação de 500 concursados pelo Estado para tomar posse. Os aprovados no concurso estavam com um movimento intitulado como “Chama Mais Mil”, e procuraram o SINTEP para solicitar apoio, fazendo com que a pauta fosse levada para o Secretário de Educação. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), os profissionais da educação serão distribuídos nas 14 regionais, para o início de trabalho em 2021.
Apesar da conquista, a Secretária de Formação do SINTEP/PB, Leônia Gomes, ressalta que o governador ainda não recebeu a categoria para a audiência solicitada e dialogar sobre o PCCR, a democratização nas escolas, concurso público para o suporte psicossociopedagógico, técnico administrativo e de serviços gerais, além dos recursos do FUNDEF.
“É inadmissível que em 21 meses de seu Governo, João Azevedo ainda não recebeu uma entidade histórica como o SINTEP/PB, que muito tem contribuído na defesa da Educação pública, gratuita, de qualidade social e libertadora no Estado da Paraíba”, comentou Lêonia.
O SINTEP/PB prossegue lutando para conseguir diálogo direto com o governo através da audiência. A convocação dos aprovados no último concurso faz parte da agenda de lutas do SINTEP/PB, já que existe um déficit nos quadros da Educação no Estado. O sindicato continuará reivindicando a realização de mais concursos públicos, já que aproximadamente 50% dos profissionais que atuam nas escolas paraibanas têm o precário vínculo de “prestador de serviço”, estando sujeitos aos desmandos dos políticos de plantão.
“O SINTEP/PB jamais abrirá mão da luta pelo concurso público já que isto está previsto na Constituição Federal”, concluiu o coordenador-geral do SINTEP, Antônio Arruda.