Na última quarta (11.08), aconteceu a abertura do XXIII Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba. O evento aconteceu na cidade de Monteiro-PB, e contou com a rica presença de profissionais da Educação, ansiosos pelos debates que seriam lançados.
A programação teve início com a palestra do Professor Dr. Mário Henrique G. Ladosky, do Departamento de Sociologia da UFCG, discutindo o tema proposto em “Diálogos sobre Cultura, Conhecimento, Identidade e a prática docente”. O debate foi bastante proveitoso, contando com diálogos e apontamentos indispensáveis, por parte dos participantes.
O professor Ladosky falou da importância da realização de Congressos junto a categoria, e afirma que “o movimento sindical, historicamente, sempre discutiu os seus temas, temas da conjuntura, de planos de luta, de planejamentos das ações sindicais, enfim sempre foram assuntos que rendem muito debate, e um Congresso, em qualquer categoria, é a instância máxima de discussão para tomada de deliberações”.
O primeiro dia de palestras contou ainda com a realização de uma homenagem cultural à pifeira paraibana, conterrânea da cidade de monteiro, Zabé da Loca. Na programação cultural, tivemos as apresentações dos Violeiros – Zé de Jabitacar e Carlinhos da Prata, do Grupo Novo Amanhã, tocando a Flauta doce, sob a coordenação do professor Gilmar, e finalizando tivemos a presença dos Mestres da Cultura Popular para animar a todos e todas que estavam presentes.
O Professor Mário Ladosky explica os pontos a serem abordados neste Congresso e afirma que ‘‘Cultura é um conceito basilar da antropologia, difícil de definir em poucas palavras sem cair em uma análise superficial. O conhecimento – segunda expressão no título da mesa – trata do que a instituição escolar deve proporcionar aos alunos. A formação cultural do aluno (constituída pelo meio social e por sua trajetória / experiência de vida), do qual faz parte a vivência escolar, onde se propicia o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, é um dos elementos presentes na construção da identidade do indivíduo, a terceira expressão no título da mesa.’’