Em meio a todas as turbulências políticas que assolam o nosso país celebramos, neste dia 15 de Outubro de 2017, o Dia do Professor no Brasil. O trabalho deste profissional, que contribui para o processo de formação do cidadão e da cidadã brasileiros, deveria ser valorizado e incentivado constantemente. O seu papel de docente ocupando lugar central em nossa sociedade, garantindo o ensino e a formação dos que procuram a escola como forma de obter crescimento, conhecimento e instrução no saber.
A realidade, porém, é outra. No Brasil e Estados que fazem parte da sua federação, temos professores que são obrigados a enfrentar o desrespeito ao Piso Salarial Nacional, a desvalorização da carreira – o PCCR da Educação do Estado da Paraíba revisado ainda não entrou em vigor e o Governo continua protelando, a falta de infraestrutura nas escolas, a violência no ambiente de ensino, assim como na comunidade escolar.
Em 2017, a Educação do Estado da Paraíba recebeu a instauração das Organizações Sociais, atuando nos serviços da escola pública. Trata-se da famosa Gestão Pactuada, que é um passo para a terceirização da Educação, uma afronta a todos os direitos conquistados pela categoria ao longo dos anos, e pode ser traduzido como um desmonte da educação paraibana.
O SINTEP-PB defende a valorização dos professores, assim como de todos os profissionais da Educação estadual, com as condições adequadas para a realização do seu trabalho. Legitimar a Gestão Democrática da Educação, o estabelecimento imediato do PCCR Revisado e acordado junto à Secretaria da Educação e pelo fim das políticas que promovem a terceirização dos serviços da educação estadual.
Mesmo diante desta realidade, a nossa entidade sindical gostaria de parabenizar todos os professores e professoras pelo seu dia. Enquanto reitera o seu compromisso com toda a categoria, em continuar a lutar pela manutenção dos seus direitos e por mais conquistas, na busca constante por uma Educação pública, gratuita e de qualidade.
SINTEP-PB SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!
CONSELHO DIRETOR