A diretoria do SINTEP PB vem a público agradecer aos profissionais da educação do Estado da Paraíba pela contribuição e mobilização em defesa dos nossos direitos. Continuamos nossa mobilização até que a valorização do nosso Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) seja aprovado e os demais pontos de pauta sejam encaminhados. Ressaltamos que o financiamento de uma entidade sindical deve ser feito pelos trabalhadores e trabalhadoras para garantir nossa independência econômica e política frente a governos e partidos políticos. Nos últimos 8 anos, forças que se opõe as entidades da classe trabalhadora tentaram, por vários meios, minar nossa força e sufocar nossas lutas.
Em outubro de 2023, amparados pela legislação vigente e por recentes decisões judiciais, os trabalhadores e trabalhadoras em educação aprovaram em assembleia geral a cobrança da taxa confederativa (assistencial) para financiar nossa entidade e nossa luta. Ainda de acordo com a legislação vigente, cada trabalhador(a) teve 30 dias para se opor a esta contribuição, através da assinatura de um termo de não adesão. Este termo pôde ser enviado por e-mail criado para tal fim ou entregue diretamente na sede entidade. Essa informação foi amplamente publicizada, no site do sindicato, nas redes sociais e em grupos do whatsapp.
Desde então a direção do SINTEP PB encaminhou a definição da Assembleia Geral e, ao final do prazo de 30 dias, encaminhou a lista de trabalhadores e trabalhadoras que não autorizaram o desconto da taxa, via assinatura do termo, para a secretaria de administração. Infelizmente, fomos surpreendidos com vários erros no pagamento. Trabalhadores e trabalhadoras que se opuseram ao desconto da taxa tiveram o desconto realizado em seus contracheques no mês de Março. O SINTEP PB, ao tempo que pede desculpa pelo transtorno causado, reforça que cumpriu todos os trâmites e encaminhou toda a documentação necessária. Destacamos que os valores desta consignação só serão repassados para o SINTEP PB na segunda quinzena do mês de abril. Em breve publicaremos as medidas que serão tomadas para devolução dos valores a quem se encontra nesta situação.
A DIRETORIA
João Pessoa, 27 de Março de 2024