• Postado: 06 January 2021
  • Categoria: Notícias

Lançamento da Conape 2022 na Paraíba

No dia 27 de maio, aconteceu, no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba, o lançamento da 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Foi realizada uma audiência pública virtual, a pedido do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEEPB) e do deputado Anísio Maia (PT), presidente da Comissão de Educação da ALPB. Do SINTEP-PB, participaram os diretores Antonio Arruda, Leônia Gomes e Felipe Baunilha. O presidente da CNTE, Heleno Araújo, também fez uma fala de saudação no evento.

Aproximando-se a realização da 2ª Conape, programada para junho de 2022, no Rio Grande do Norte, o tema central, não poderia ser outro: “Construir o País: A retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. Há ainda um lema da Conferência: “Educação Pública e Popular se constrói com Democracia e Participação Social: Nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Leônia Gomes, diretora do SINTEP-PB e membro do FEEPB, destacou que a Conferência que representa resistência e luta. “Resistência e luta pela sua origem. Quando, em abril de 2017, o então presidente Michel Temer, através de um Decreto e de uma Portaria, mudou a estrutura do Fórum Nacional de Educação (PNE), excluindo as entidades históricas de luta popular da educação brasileira, além do movimento estudantil, centrais sindicais e demais movimentos sociais. Houve um levante destas entidades, fundando o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), tendo na base mais de 40 entidades, além dos Fóruns Estaduais de Educação”, destacou Leônia.

Agora é construir as Conferências Municipais, Regionais e Estadual!

Assista aqui ao lançamento da 2ª Conape.