• Postado: 31 July 2017
  • Categoria: Eventos

SINTEP-PB participa de debate sobre a BNCC em Recife

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou, em 28 de julho, na cidade de Recife (PE), o debate regional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, que teve a participação de representantes das entidades estaduais e municipais filiadas, reuniu cerca de 200 pessoas no Centro de Convenções de Pernambuco. O SINTEP-PB participou do encontro com a presença de 15 delegados.

A ação ocorreu em paralelo à audiência convocada pelo Conselho Nacional de Educação - CNE/MEC sobre a BNCC na cidade. A iniciativa da CNTE é realizada em forma de denúncia à tendência privatista da educação básica pública no Brasil e o empobrecimento do currículo das escolas. “Não se trata de uma Base, mas apenas de um conjunto de objetivos da aprendizagem. Além disso, a redação do documento foi feita sem a participação social e há a necessidade de ser discutida a partir da escola, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e não de dentro do MEC”, destaca Heleno Araújo, presidente da CNTE, que esteve no evento ao lado Rui Oliveira, Ivonete Alves, Odeni de Jesus e Raimundo Oliveira, da diretoria da Confederação.

O objetivo é que as reflexões, coordenadas pelas entidades populares, fomentem novo parâmetro na discussão da Base, com enfoque voltado à defesa intransigente da educação pública, de boa qualidade e socialmente referenciada, além de permitir a participação efetiva da sociedade civil organizada, sem a tutela do governo golpista.

A CNTE já articula o próximo encontro sobre a BNCC para 11 de agosto, em Florianópolis (SC). O primeiro ocorreu este ano, em Manaus (AM), em 7 julho. Os resultados dos debates, previstos para ocorrerem, ainda, em São Paulo e Brasília, vão gerar documento alternativo ao proposto pelo MEC.

Vejam as fotos: