• Postado: 15 October 2019
  • Categoria: Notícias

SINTEP-PB felicita professores por seu dia

O Dia do Professor passou a ser comemorado em 1947, por iniciativa de alguns professores paulistas, e foi oficializado em 1963, por um decreto do então presidente da República João Goulart.

Em nome do educador Paulo Freire (patrono da Educação brasileira), saudamos todos os professores paraibanos nesta data e, com isso, reafirmamos nosso compromisso em dar continuidade a seu legado, reinventando-o, buscando seus ideais de emancipação, cidadania e justiça social.

No Brasil, a educação pública tem sofrido ataques neoliberais e fascistas do governo federal, que pretende repassar a gestão de recursos públicos para as mãos de empresas privadas e das Polícias Militares.

Nossa categoria, sem dúvidas, tem muito a comemorar neste dia, pois é uma das principais responsáveis por termos hoje garantia de ensino público e gratuito para todos até o ensino médio. Porém, muito temos a superar também. É grande a evasão escolar e são maiores ainda os problemas enfrentados pela comunidade escolar para garantir uma Educação de qualidade, para concretizar o processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula.

Aqui na Paraíba, o SINTEP-PB tem desenvolvido uma série de atividades em torno da bandeira de revisão imediata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Só neste segundo semestre de 2019, foram duas paralisações estaduais e uma série de visitas às escolas para pressionar o Governo Estadual a enviar à Assembleia Legislativa a proposta de revisão do nosso Plano. Como previa o próprio PCCR quando foi instituído, em 15 de outubro de 2003, após dez anos de sua vigência, o mesmo seria readequado às exigências do momento. Já estamos, portanto, com seis anos de atraso.

Também denunciamos a ingerência do capital dentro da Educação desde quando foi lançada a ideia de permitir que Organizações Sociais (OS) gerenciassem unidades da Rede Estadual de ensino. O resultado, temos visto: escolas abandonadas, necessitando de reformas urgentes; graves denúncias de desvio de recursos públicos; e falta de democracia e participação da comunidade escolar na tomada de decisões.

Assim, colega professor, colega professora, tem sido nossa luta diária. Assim também entendemos ser o único caminho para conquistarmos nossos sonhos e objetivos.

Um feliz Dia do Professor para todos! Que nossa categoria possa superar todas as barreiras para cumprir sua missão de trabalhar o conhecimento e promover cidadania para as novas gerações! Conte com o SINTEP-PB para isso!

SINTEP SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!

15 de outubro de 2019