• Postado: 11 April 2020
  • Categoria: Notícias

SINTEP apoia campanha para tributar os super-ricos e enfrentar crise econômica

Na última quinta-feira (29), foi lançada uma campanha nacional que visa enfrentar a crise econômica agravada pela pandemia com os aumentos de tributos sobre as altas rendas e grandes patrimônios. O Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba apoia essa luta para que haja uma repartição justa, além da redução dos impostos para a baixa renda e aos pequenos empresários.

A campanha “Tributar os Super-ricos”, conta com mais de 60 entidades abordando oito propostas para promover um aumento de arrecadação de quase R$ 300 bilhões, tributando apenas as altas rendas e grandes patrimônios. A CNTE, a qual o SINTEP é filiado, é uma das entidades que promove a campanha.

Em informações na cartilha da campanha divulgada nas redes sociais, os super-ricos pagam menos impostos do que a baixa renda. Os dados informam que mais de vinte e quatro bilionários aumentaram 170 bilhões a mais na pandemia, um valor maior do que os investidos na saúde pública. 

“Enquanto isso, milhões de pessoas perderam o seu emprego e os pequenos empresários quebraram. A estrutura tributária do Brasil comete uma grande injustiça fiscal”, diz cartilha da campanha.

Entre as propostas do “Tributar os super-ricos”, está a correção das distorções do Imposto de Renda da Pessoa Física, revogação da isenção dos lucros e dividendos distribuídos, o fim da dedução de juros sobre o capital próprio, a elevação do limite de isenção para baixas rendas, e a instituição do Imposto Sobre Grandes Fortunas (IGF) nas riquezas das pessoas físicas que ultrapassarem R$ 10 milhões, entre outros.

O SINTEP se agrega nessa luta para garantir justiça social e melhor qualidade de vida à baixa renda, os maiores prejudicados socialmente e economicamente.

Para acessar a campanha, entre no site: www.ijf.org.br/calculadora-irpf ou verifique no Instagram: @tributaros.super.ricos