• Postado: 29 June 2020
  • Categoria: Notícias

PARALISAÇÃO, ORIENTAÇÕES E PESQUISA SOBRE ACESSO DOS ESTUDANTES

Conforme orientado pelo SINTEP-PB, nesta semana que passou os professores e professoras da rede estadual paralisaram as postagens de atividades online para ter tempo de planejá-las de acordo com a nova orientação pedagógica enviada pela SEECT no dia 19/06/2020, intitulada “Plano Estratégico Curricular”.

Também nesta semana, o secretário de Educação se apressou em divulgar nos meios de comunicação que não havia erros no pagamento salarial de professores e professoras, aumentando a revolta da categoria, que já se sente desrespeitada pelo Governo e agora está sendo chamada de mentirosa. Esperamos que toda essa lambança salarial seja resolvida na próxima folha de pagamento. Caso contrário, organizaremos a categoria para exigirmos nossos direitos.

E ainda foi anunciado o início da veiculação de vídeo-aulas em parceria com a TV Assembleia, pertencente à Assembleia Legislativa da Paraíba. Uma tentativa de responder à pauta que o SINTEP-PB cobrou desde o início da pandemia. Porém, restam dúvidas sobre o funcionamento e o tão cobrado “alinhamento” destas aulas com as atividades desenvolvidas nas escolas. Esperamos um posicionamento da SEECT sobre tais questões. 

O “Plano Estratégico Curricular”, divulgado pelo senhor Gabriel Gomes, finge que nada está acontecendo e propõe uma continuidade do ano letivo, de maneira remota. Com uma organização bimestral e propondo uma suposta “aprendizagem linear” na transição das atividades remotas para atividades presenciais, a SEECT simplesmente desconsidera o enorme contingente de estudantes que não estão acessando as atividades desenvolvidas ou os inúmeros especialistas que apontam para o fracasso desse tipo de estratégia (anti)pedagógica. 

Resta a nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação, fazermos um levantamento de dados para apresentar a realidade do acesso às atividades em nossas escolas. O SINTEP-PB organizou mais um formulário para que professores e professoras de cada escola informem um percentual aproximado de estudantes que estão realizando as atividades propostas. O ideal é que cada escola destaque um docente para responder o questionário (ver link abaixo).
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqT0_XNPcLYfbI-WXJgIteketdvYZMGv9PQ2YlVgCIKLRPmw/viewform

ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO DO SABER DURANTE A SEMANA DE PARALISAÇÃO

DIAS 22/06, 25/06 e 26/06
Conteúdo e Metodologia: Atividade de planejamento individual a partir da nova orientação pedagógica enviada pela SEECT no dia 19/06/2020, intitulada Plano Estratégico Curricular.

DIAS 23/06 e 24/06
Conteúdo e Metodologia: Não houve aula, uma vez que foi facultado o expediente do dia, conforme a PORTARIA Nº 0210/2020/SEAD.