• Postado: 19 August 2016
  • Categoria: Eventos

PALESTRANTES DA CNTE SÃO DESTAQUE NO 2º DIA DO XXIII CONGRESSO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO SINTEP-PB

No segundo dia do XXIII Congresso Estadual da Educação do SINTEP-PB, na última sexta-feira (12.08), tivemos a presença de dois palestrantes da CNTE, o companheiro Heleno Manoel Gomes De Araújo Filho, Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional Dos Trabalhadores Em Educação, e a companheira Isis Tavares das Neves, Secretaria de Relações de Gênero da CNTE. O Professor Dr. José Francisco De Melo Neto, do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB também fez parte da programação deste segundo dia.

A palestra sobre Cenários e Rumos Da Luta, Fatos marcantes da cena Mundial e Nacional abriu a programação, com o professor Heleno Manoel trazendo informações extremamente pertinentes a todos/as presentes. Ele disse ainda que “o tema proposto para a conjuntura atual é fundamental, a questão da cultura, identidade e do conhecimento, tanto para enfrentar a conjuntura política estabelecida no país quanto para o enfrentamento aos conservadores, quando apresentam a Lei da Mordaça para calar professores e professoras”.

A segunda mesa de apresentações teve a colaboração do Professor José De Melo Neto, e trouxe o subtema do encontro: Uma Prática Educativa e Popular. O educador afirmou que “O SINTEP vem, há bastante tempo, se esforçando para manter a organização da escola paraibana e pela prática docente de qualidade, de todo o magistério”.

Para finalizar as exposições deste dia, contamos com as palavras da Professora Isis Tavares, com o tema Gênero e Identidade como Prática Educativa. As discussões foram muito bem recebidas com a presença de diversos delegados/as realizando intervenções. A professora ainda contribuiu dizendo que “do ponto de vista do trabalho dentro da escola, para que os professores possam melhorar a educação e trabalhar os temas acerca de gênero, diversidade e inclusão, é importantíssimo que o sindicato crie essa demanda, discutindo com a categoria e realizando encontros”.

As atividades culturais também foram destaque neste segundo dia de Congresso, que contou ainda com uma Homenagem ao cantor e artista paraibano, Flávio José. Tivemos apresentações Dejinha de Monteiro e seu filho Claudinho, que mostraram o vasto conhecimento da Sanfona, em seguida podemos ouvir os jovens da Orquestra Sanfônica de Monteiro, sob a coordenação de Claudinho. Finalizando as apresentações, recebemos o cantor Mike José, filho do homenageado da noite Flávio José.

Vejam as fotos: