• Postado: 21 July 2022
  • Categoria: Notícias

GALERIA CONAPE 2022

SINTEP-PB PARTICIPOU DA II CONAPE 2022, REFERENDADA ‘CONAPE DA ESPERANÇA’

O SINTEP-PB se fez presente na II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), entre os dias 15 e 17/07 em Natal, no Rio Grande do Norte, com uma grande delegação, participando de forma qualificativa, de todas as atividades.

No primeiro dia pela manhã, ocorreu o Credenciamento, e no período da tarde, houve um grande Ato Político Cultural e uma caminhada com o nome de ‘Marcha pela Educação Pública’. Foi uma grande manifestação, com mais de 5 mil pessoas, saindo de frente do Intituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), percorrendo as principais ruas de Natal, caminhou-se mais de 4 km, ao embalo de músicas e palavras de ordem. O encerramento deu-se na Praça da Árvore, na ocasião houve o Ato Público Político Cultural, seguindo-se da abertura da II Conferência. Mais um momento de grande importância política, com as manifestações de saudação pelas representações local, Nacional e Internacional, sobretudo, da América Latina, trazendo votos de sucesso à delegação no debater o futuro da Educação no Brasil.

No segundo dia, ocorreu debates de produção acadêmica, além dos debates, deliberações a cerca dos 6 eixos que haviam passados nas Conferências; Municipais, Distritais, Regionais e Estaduais, seguindo-se de apresentações de moções de repúdio, apoio e aplausos. Concluindo a noite com os lançamentos de livros.

Já no domingo (17/07), último dia da CONAPE, se deu com uma grande Plenária de deliberações, do documento final, assim como, da CARTA DE NATAL, onde *Trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todas. Nesta, ainda foi referenciada em plenário como “CONAPE da Esperança”.

A Carta, como diz o presidente em exercício da CNTE, Roberto Leão, é um resumo do Documento final da etapa nacional da Conferência (que serão divulgados em breve) no qual aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do País.Para isso, propomos uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize ainda mais o amplo setor da sociedade”, diz trecho da Carta ao citar as principais pautas das entidades que compõem o FNPE e que assinam o compromisso.

Algumas das bandeiras de lutas das trabalhadoras e trabalhadores da educação: A revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que limita investimentos da saúde e educação. E outras medidas como renúncia fiscal que fragilizem as políticas sociais, retomada de investimento na educação pública e nas áreas sociais, fim do congelamento dos recursos primários associados ao poder executivo, revogação do ensino médio, entre outras. A CONAPE é resultado de um esforço solidário, que mostra que nós somos capazes de nos organizarmos e fazermos tudo que for necessário. A CONAPE está na disputa da educação pública deste País. Tenho certeza de que cada um e cada uma daqui sai fortalecido para as próximas lutas”, disse o presidente interino da CNTE, Roberto Leão.

Finalizando, ainda durante a plenária final do evento houve uma homenagem a Marcelo Arruda, tesoureiro do PT que foi assassinato no seu aniversário de 50 anos com decoração do partido, pelo policial Penal Federal Jorge José da Rocha Guaranho. em Foz do Iguaçu (PR), há um mês. Foi uma manifestação que pede paz e justiça por Marcelo Arruda. Portanto, foi um grande evento, que foi referendada em plenário como "CONAPE da Esperança", marcou não só por percorrer as ruas de Natal com mais de 5 mil pessoas, em Marcha em Defesa da da Educação Pública, mas sobretudo, por debater a Educação pública para o futuro do Brasil e aprovar a Carta de Natal – o documento que registra compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade social, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todas entre outros.

Para a diretora Leônia Gomes, da Secretaria de Formação do SINTEP-PB que liderou a delegação do Sindicato, “foi de fundamental importância, tanto para a delegação do SINTEP, como de toda a Paraíba e dos demais Estados, debater o futuro da educação para o Brasil, isto é, partindo sobretudo, dos temas relacionados com o Plano de Educação (PNE); a diversidade cultural; valorização de Carreira dos profissionais em educação; democratização, financiamento da educação e a reconstrução de um projeto de nação soberana, democrática e de inclusão social”, concluiu.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO EVENTO: