• Postado: 03 July 2018
  • Categoria: Eventos

Dia da Mulher: tempo de luta pela democracia e por direitos

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher representa a oportunidade do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação/SINTEP-PB reiterar o compromisso com as professoras e profissionais que lutam pela manutenção de direitos e por uma sociedade democrática. 

Dentre os desafios pela equidade nos espaços de representação política, garantia de serviços de qualidade e combate ao racismo e à violência, as educadoras se unem às demais categorias a favor da emancipação e do empoderamento femininos. Temas prioritários nas pautas da Confederação, que conquistou vitórias significativas frente às adversidades das ações antis-sociais do governo golpista de Temer. “Temos que valorizar a Piso Salarial Nacional da categoria, a inclusão do debate de gênero no currículo, em temas transversais, a participação em conselhos deliberativos e a aposentadoria especial”, relembra Isis Tavares, secretária de Relações de Gênero da CNTE.

As batalhas, na visão da educadora, no entanto, continuam, frente às recentes medidas antidemocráticas implementadas no Brasil, como o congelamento de verbas públicas, a terceirização e as reformas trabalhista, da previdência e do ensino médio. “Somos 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em atuação na educação pública. Quase 90% são mulheres, nas séries iniciais, que precisam ser reconhecidas na formação e no trabalho de relevância social que desempenham”, relembra Isis.