• Postado: 26 March 2018
  • Categoria: Eventos

CNTE esteve em Salvador-BA para o Fórum Social Mundial

Entre os dias 13 e 17 de março, a CNTE participou das atividades da 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM 2018), em Salvador, na Bahia.

Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, o Fórum foi o espaço de convergência de cerca de 60 mil participantes, de 120 países e 1500 coletivos, organizações e entidades, todos comprometidos em buscar alternativas e traçar estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo que avança a passos largos pelo mundo.

Diante da dinâmica política e de toda a conjuntura que se apresenta no Brasil, a direção da CNTE esteve presente representando os diversos sindicatos afiliados, assim como realizou a Reunião da Diretoria Executiva e o Conselho Nacional de Entidades (CNE) na capital baiana.

Na segunda-feira (12/3), a diretoria executiva se reuniu para deliberar sobre as próximas ações da entidade no âmbito organizacional e as ações para ampliar as lutas da entidade. Nos dias 13 e 14, somando esforços no combate ao golpe, foi realizado o CNE.

Outras atividades que tiveram a participação oficial da Confederação foram a mesa sobre Privatização coordenada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL) em conjunto com a CNTE e outras entidades brasileiras afiliadas à IE, no dia 15, e a mesa da Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE LIVRE, no dia 16, antecedendo a grande conferência que será realizada em maio próximo, em Belo Horizonte (MG). Sobre a CONAPE, é importante ressaltar que as atividades realizadas nos Estados, tem tido uma excelente repercussão em todo o país, configurando a criação de um espaço de resistência ao desmonte das políticas para a Educação Pública pelo governo golpista.

A CNTE também marcou presença na grande Marcha do FSM 2018, no dia 13.