• Postado: 15 March 2019

22 de Março – Dia de Paralisação Nacional em Defesa da Previdência

O dia 22 de Março de 2019 será dia de fazer sua parte e ir para as ruas com o objetivo de lutar para manter o direito da sua aposentadoria. O SINTEP-PB fará parte deste dia Paralisação Nacional, se integrando à CUT – Central única dos Trabalhadores e demais movimentos sociais. Neste dia afirmaremos a nossa oposição e resistência às decisões do governo de Jair Bolsonaro (PSL), que impõe uma Reforma da Previdência com perversas condições de trabalho, aniquilando o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente na Educação.

A PEC da Previdência dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres, veja como fica:

Como era:

- Mulher: Faz parte da regra dos 75 anos – 25 anos de contribuição em pleno exercício de docência e 50 anos de idade;

- Homem: Faz parte da regra dos 85 anos – 30 anos de contribuição em pleno exercício de docência e 55 anos de idade.

Como fica:

- Mulher: Vai para regra 102 – 40 anos de contribuição em pleno exercício de docência e 62 anos de idade;

- Homem: Vai para a regra 105 – 40 anos de contribuição em pleno exercício de docência e 65 anos de idade.

Outra arbitrariedade que Bolsonaro quer impor à população Brasileira é retirar o pagamento da multa de 40% do FGTS aos trabalhadores que se aposentam e continuam trabalhando na mesma empresa, além de atacar direitos sociais e previdenciários garantidos na Constituição Federal, como auxílio doença e a redução do valor dos benefícios de viúvas e órfãos.

Uma proposta muito pior que a do seu antecessor – a Reforma de Temer.

Dessa forma, precisamos que a paralisação do dia 22 de março seja ainda maior. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba conclama pela participação de toda a categoria.